TCC: Explicando os Elementos Textuais
Em nosso artigo anterior “TCC: Explicando a Parte Externa e Interna” explicamos os elementos pré-textuais sendo divididos em externos e internas.
Prosseguindo com nossa explicação sobre as principais partes do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no artigo de hoje falaremos sobre os elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.
Todos os elementos que estaremos elencando a partir de agora estão detalhados na NBR 14724:2002.
Introdução
A introdução é a parte inicial do texto, ou seja, o local onde deve constar a delimitação do assunto que será tratado durante a etapa de desenvolvimento, assim como citar os objetivos da pesquisa e todos os demais elementos que o autor julgar necessário para situar o leitor do TCC quanto ao tema proposto.
Desenvolvimento
O desenvolvimento nada mais é do que a parte principal do TCC. É onde o autor irá expor todo o resultado de sua pesquisa de forma ordenada e pormenorizada.
É importante ressaltar que o desenvolvimento deve ser, obrigatoriamente, dividido em seções e/ou capítulos e subseções que serão criadas conforme a necessidade de ordenação e explicação do tema abordado.
Conclusão
Quanto a conclusão, como o próprio nome já diz, apresenta a conclusão final correspondente aos objetivos e hipóteses levantadas desde o pré-projeto do TCC. É a parte final dos elementos textuais e, conforme Lakatos e Marconi (1994), é a última fase do planejamento e organização do projeto de pesquisa, que explica os resultados finais, considerados relevantes.
Um grande erro encontrado em inúmeros conclusões é que o autor do TCC se restringe a conceitos pessoais, porém uma correta conclusão deve apresentar inferências sobre os resultados obtidos e evidenciar aspectos válidos e aplicáveis.
Lembre-se que a ordem de escrita não é exatamente a mesma: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Escreva primeiro todo o seu desenvolvimento e deixe para o final a introdução e conclusão do TCC.
Comentar