TCC: Explicando a Parte Externa e Interna
Hoje, em continuação ao nosso artigo anterior, falaremos sobre as primeiras partes do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Quando falamos em primeiras partes não significa que devem ser concluídas em primeiro lugar, mas sim que vem antes do texto propriamente dito.
Exemplo do exposto acima são fáceis de serem encontrados como as listas (ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas e símbolos), assim como o próprio sumário. Todos estes são itens que, opcionalmente (listas) ou obrigatoriamente (sumário), deverão ser concluídos apenas após o término do restante do TCC.
Veja a partir de agora como fazer a parte externa e os elementos pré-textuais da parte interna do seu TCC:
TCC: Parte Externa
- Capa (Obrigatória)
Segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a capa precisa conter o nome completo do autor no topo da página, o título completo do trabalho no centro e o nome da cidade e ano de apresentação na parte debaixo da página. Vale ressaltar que tudo deverá ser escrito em letras maiúsculas.
- Lombada (Opcional)
A lombada nada mais é do que uma parte da capa do TCC consistindo nas margens internas das folhas para a “costura”, “grampo”, “cola” ou apenas para manter as folhas juntas umas das outras.
TCC: Parte Interna
- Folha de Rosto (Obrigatório)
A folha de rosto é a página seguinte a capa. Além das mesmas informações da capa deve conter entre o título do trabalho e a cidade uma breve explicação, a direita, com os objetivos institucionais e o nome da instituição.
Diferentemente da capa, na folha de rosto apenas as letras iniciais são em maiúsculo e as demais em minúsculo.
- Errata (Opcional)
A errata é um item opcional e seu uso será necessário quando após a finalização do trabalho for encontrado algum erro de digitação, formatação, citação, entre outros.
Pelas normas da ABNT a errata deve ser apresentada em papel A4 avulso tendo a referência do trabalho e o texto da errata.
- Folha de Aprovação (Obrigatório)
A folha de aprovação deve conter espaço para colocar a data da aprovação do TCC, assim como o nome completo de todos os membros da banca examinadora e local para assinatura dos mesmos.
- Dedicatória (Opcional)
A dedicatória contém um texto curto onde o autor dedica o seu TCC a alguma(s) pessoa(s).
- Agradecimentos (Opcional)
Semelhante a dedicatória, a folha de agradecimentos não é opcional, porém tem por objetivo agradecer todos que contribuíram de alguma forma com o trabalho seja na fase inicial, na pesquisa, conclusão, etc.
- Epígrafe (Opcional)
É utilizada quando o autor deseja deixar um pensamento de outro autor tento ou não relação com o assunto tratado no trabalho.
- Resumo na Língua Vernácula (Obrigatório)
O resumo na língua portuguesa deve ser redigido pelo autor em linguagem clara e direta não ultrapassando 500 palavras.
- Resumo em Língua Estrangeira (Obrigatório)
Geralmente as universidades brasileiras exigem que o resumo em língua estrangeira seja feito, exclusivamente, no idioma inglês e deve seguir a mesma linha do resumo em português.
- Lista de Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas e Símbolos (Opcional)
Cada uma das listas citadas acima deve estar em uma página diferente e nunca juntas. Elas são opcionais desde que o evento (ilustração, tabelas, etc) não apareça no texto do trabalho.
Para exemplificar e facilitar a compreensão pegamos por exemplo um TCC sem nenhuma ilustração. Neste caso, a lista de ilustração não deverá existir. Porém, caso exista apenas uma ilustração no seu trabalho a lista de ilustrações passa a ser obrigatória.
A mesma explicação acima vale para todas as demais listas (tabelas, abreviaturas e siglas e símbolos).
- Sumário (Obrigatório)
É no sumário onde estão listadas todas as divisões por capítulos e seções do TCC com a indicação da página onde inicia cada uma destas.
Comentar