Estratégia de Gestão

Diversos órgãos governamentais realizam pesquisas a fim de embasar decisões e estratégias de gestão. Muitas instituições públicas e privadas de comércio e de serviços dependem de

pesquisas para definirem metas e planos de trabalho. Os meios de comunicação realizam pesquisas para alimentar seus noticiários e acompanhar sua audiência, bem como as tendências de inúmeros fatores na sociedade. Outras profissões autônomas e independentes demandam pesquisas para realização de seus trabalhos. Um romancista necessita de informações para produção de obra, mesmo que seja uma ficção.

Toda pesquisa demanda organização, delimitação de tema, definição de objetivos, metodologia e divisão de etapas, levantamento de informações, análise e conclusões. Dessa forma, o conteúdo terá qualidade e confiabilidade, e o texto final será claro e coeso, o que possibilitará que o autor alcance importantes resultados, como uma aprovação em exames, a publicação em periódicos de renome, a adaptação de sua pesquisa para diferentes formatos, desde uma dissertação bem produzida durante o Mestrado que pode ser utilizada para o Doutorado, até mesmo uma tese que pode se tornar um livro de sucesso.

Com isso em mente, podemos estabelecer alguns passos importantes para facilitar o processo de pesquisa e produção textual. A pesquisa começa já nos motivos que levam você a esse caminho. Por exemplo, a pesquisa se faz necessária porque você é um autor de romances? Ou você trabalha em uma empresa de pesquisas como o IBGE? Talvez você esteja cursando uma graduação ou mestrado, ou doutorado, ou uma especialização. Outra possibilidade é abrir uma empresa ou expandir os negócios. A definição desse primeiro passo delimita e direciona sua pesquisa entre uma infinidade de possibilidades.

Pois bem, tendo claro o primeiro passo nesse caminho, ou seja, reconhecer o seu local de origem, um curso de uma área específica, uma empresa, etc., passamos para o segundo passo, que é definir um tema e filtrá-lo para que você tenha algo bem específico, o que o ajudará na delimitação do que chamamos de corpus de pesquisa.

O tema política, por exemplo, pode ser dividido em inúmeros subtemas, como políticas públicas sobre educação, políticas sociais, política de combate às drogas, política econômica, entre outros. Delimitado o assunto a ser pesquisado, é preciso conhecer sua vinculação a determinadas linhas de pensamento, pois em uma mesma área de pesquisa, diferentes pesquisadores, diferentes autores, chegam a conclusões distintas, e, muitas vezes, antagônicas. Conhecer e escolher uma linha de pensamento, ou linha de pesquisa, facilita a seleção de bibliografia, bem como a organização do pensamento, permitindo que se vislumbre o caminho a ser percorrido e, ainda, que hipóteses de resultados sejam levantadas já no início da pesquisa.

Outro ponto importante nessa etapa é saber o quanto o assunto definido tem sido discutido e pesquisado, conhecendo o estado da arte, a relevância do tema e sua importância para a sociedade e para o setor ao qual se destina.

Recapitulando, nesse ponto, teremos a definição de seu local de pesquisador e do que motivou a pesquisa; conheceremos nosso tema específico e o problema a ser discutido, bem como nossa linha de pensamento. A partir daí, é necessário definir um objetivo geral, que é o resultado principal que se deseja alcançar, bem como os objetivos específicos, que são aqueles resultados a serem obtidos ainda durante a pesquisa e que se somarão para que o objetivo geral seja alcançado.

Depois de o objetivo geral estar claro, pode-se imaginar uma hipótese sobre os resultados que serão alcançados, o que ao final pode ou não se confirmar. Além disso, estabelecendo-se objetivo geral e objetivos específicos, é preciso organizar uma metodologia, o que abrange os procedimentos e as etapas a serem adotados para que se cumpra cada objetivo. Esta metodologia, geralmente, é encontrada em obras de pesquisadores experientes que se dedicaram à sua área de interesse e obras de autores renomados que são referência em sua linha de pesquisa.

Após a definição desses pontos, é hora de se dedicar ao levantamento de dados, por meio de uma pesquisa de campo, ou uma pesquisa bibliográfica, por exemplo, podendo ainda ser uma pesquisa exploratória, ou explicativa ou descritiva.

Com os dados em mãos, ou seja, após o levantamento das informações e dos resultados da observação em campo ou do levantamento bibliográfico, ou de testes práticos, ou entrevistas etc., passa-se à análise de suas relações e de suas implicações no contexto em que se inserem, de acordo seus objetivos e sua a linha de pensamento.

Nesse momento, a partir da análise dos dados obtidos, reúnem-se as conclusões que serão inseridas na seção de considerações finais de seu texto.

Agora, então, inicia-se outra fase. Tão importante quanto a pesquisa em si é a produção do texto que apresentará os procedimentos, os resultados e as conclusões.

Finalizada a pesquisa, você terá o conhecimento dos pontos centrais do que foi discutido, e, com isso, você deve elaborar o título, que nada mais é do que a manchete de seu texto, o que falará sobre o conteúdo de forma que desperte o interesse de seu leitor.

Faça as capas conforme as normas de sua instituição, de acordo com a ABNT ou como definido em normas específicas. Apresente seus agradecimentos e dedicatórias e epígrafe, se for o caso. Elabore resumo e abstract. Produza as listas de ilustrações e o sumário. Essas são descritas como seções pré-textuais, pois vêm antes do conteúdo principal.

A partir desse ponto, são organizadas as seções textuais de seu trabalho: introdução, resultados obtidos, análise dos dados e conclusões. Em seguida são inseridas a lista de referências, os anexos e os apêndices.

Esse processo descrito superficialmente pode ocorrer com poucas variações em inúmeros tipos de pesquisa, com inúmeras finalidades.

Em breve, abordaremos detalhadamente cada etapa, a preparação antes da pesquisa, os procedimentos necessários durante a pesquisa para assegurar a qualidade do conteúdo e organização final do texto, a fim de obter o resultado esperado.

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