Série: Pequenos Erros de Português
Continuando com a série sobre os principais erros da língua portuguesa trataremos neste artigo sobre pequenos erros que podem se transformar em grandes catástrofes. Entre esses erros falaremos sobre “mal” ou “mau”, “há” ou “a”, “tem” ou “têm”, entre outros.
Podemos ver claramente que são pequenos erros ou, até mesmo, desatenção em alguns casos, porém quanto mais lermos ou utilizarmos maior será o nosso conhecimento e as chances de falha são menores.
Vejamos a partir de agora alguns pequenos erros de português:
Uso correto de Mal ou Mau
Uma dúvida que sempre paira na cabeça de muitas pessoas é qual a maneira certa de escrever “mal” ou “mau” em uma determinada frase.
Neste caso é muito simples saber identificar se deve ser escrito com “L” ou “U”. Basta apenas saber o seu antônimo, ou seja, o seu oposto, contrário.
No caso da palavra “MAL” seu oposto é “BEM”. Para a palavra “MAU” o oposto é “BOM”.
Por exemplo:
- Joãozinho saiu para a escola de bom humor.
- O oposto de “BOM” é “MAU” com U. Então a frase
ficaria:
- Joãozinho saiu para a escola de MAU humor.
- O oposto de “BOM” é “MAU” com U. Então a frase
ficaria:
Quando usar Tem ou Têm?
Usar corretamente “tem” ou “têm” é ainda mais simples que o caso explicado anteriormente. Aqui basta identificar se o uso será no singular (TEM) ou no plural (TÊM), pois ambas as formas de escrita fazem parte da conjugação do verbo TER.
Por exemplo:
- Joãozinho tem medo de mudar de escola.
- Eles têm medo de mudar de cidade.
Entre eu e você?
Este é um erro muito comum em conversas ou, até mesmo, em textos escritos: o uso da expressão “entre eu e você”.
Segundo professores da língua portuguesa o correto é usar “entre mim e você” ou ainda “entre mim e ti”. Isso deve-se ao fato de que depois de uma preposição (ENTRE) deve-se usar “mim” ou “ti”.
Por exemplo:
- Entre mim e você não existe nada, além de amizade.
Para mim ou Para eu?
Outro exemplo clássico de pequenos erros do português é o uso de “para mim” ou “para eu”. Muito embora em alguns casos as duas formas podem estar corretas é preciso saber que sempre que a frase continuar com um “verbo” o certo é utilizar a expressão “para eu”.
Por exemplo:
- Joãozinho trouxe biscoitos para mim.
- Joãozinho pediu para eu seguir o Instagram dele.
Está na hora de usar Há ou a?
Devemos lembrar que o uso de “há” vem do verbo haver e, por conta disso, indica passado. Além disso, pode ser substituído por “faz” do verbo fazer.
Por exemplo:
- Joãozinho vai à escola há 7 anos.
- Joãozinho vai à escola faz 7 anos.
Por outro lado, o uso do “a” tem como referência uma distância ou um momento futuro.
Veja no exemplo abaixo:
- A cidade mais próxima fica a 30 quilômetros.
Modelo Revisões: Textos sem erros
Aqui na Modelo Revisões buscamos ajudá-lo com uma revisão completa do seu trabalho seja este uma tese, uma monografia, uma pesquisa, uma entrevista, etc.
Em união com a Modelo Transcrições realizamos uma série de trabalhos que tem como objetivo principal tranquilizar nosso cliente com uma revisão completa realizada por profissionais altamente qualificados.
Entre em contato conosco aqui pelo site e se está gostando desta série deixe um comentário. Vem muito mais pela frente. Agradecemos sua visita.
Comentar